Não é verdade que bancos perdem dinheiro com o Pix, diz presidente do BC

12/08/2022
/
446 Visualizações

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que todos estão ganhando com o Pix

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (11) que os bancos não perderam dinheiro com o Pix, conforme sugeriu o presidente Jair Bolsonaro (PL) em mais de uma ocasião. Campos Neto disse, inclusive, que o BC deve publicar em breve um estudo demonstrando que o sistema de transferências e pagamento online não prejudicou as instituições financeiras.

“Não é verdade que os bancos perdem dinheiro com Pix”, garantiu, durante evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo. “Você tem uma perda de receita em transferência, mas por outro lado novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, o transacional aumenta”, completou.

O presidente do BC disse que o Pix foi construído em conjunto com o sistema financeiro e que todo mundo saiu ganhando. “Não é sobre estar ganhando ou perdendo; todo mundo está ganhando. O objetivo é que os bancos sejam um pedaço de uma torta muito maior”. Campos Neto ainda contou que tem conversado bastante com o presidente do BC da Colômbia, que está interessado em implantar o modelo de Pix em seu país. (Fonte: Gazeta do Povo)

Notícias Feeb/PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS