C6 Bank lidera ranking de reclamações do Banco Central no terceiro trimestre de 2021

22/10/2021
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- Montagem Paulinho Costa feebpr -
Ranking do BC considera proporção entre reclamações procedentes e número de clientes de cada banco. C6 diz que redução de reclamações e aumento de soluções são prioridades. (Por Jamile Racanicci, TV Globo)

O C6 Bank foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes no terceiro trimestre de 2021, segundo ranking divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (21).

Para elaborar a lista, o Banco Central divide o número de reclamações pela quantidade total de clientes de cada instituição. Com isso, a autoridade monetária equilibra o volume de queixas com o tamanho do banco. A partir desse índice, o BC elabora a lista dos mais reclamados.

O Banco Central considerou procedentes 1.651 reclamações de clientes registradas contra o C6 Bank entre julho e setembro. O banco tem 11,05 milhões de clientes.

O C6 Bank disse, em nota, que a redução de reclamações e o aumento da solução de problemas por meio de canais internos são prioridades na agenda da instituição.

"Nossos controles internos indicam que 99% das solicitações recebidas pelos canais internos do banco (Chat, SAC e ouvidoria) são resolvidas e continuaremos investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas diretamente com o banco”, afirmou.

No segundo lugar da lista ficou o Banco PAN, que vinha liderando o ranking nos dois primeiros trimestres desse ano. De julho a setembro o Banco PAN, que tem 15,25 milhões de clientes, recebeu 1.004 reclamações.

Em nota, o PAN afirmou que tem adotado medidas concretas para melhorar a experiência dos clientes e aprimorar a qualidade dos serviços e do atendimento. Como exemplo, a instituição citou a modernização do mercado e a digitalização de serviços para ampliar o combate a fraudes.

"O PAN reforça, ainda, sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento", diz o comunicado.

Já o Banco Inter ocupou o terceiro lugar do ranking do BC, com 746 reclamações no terceiro trimestre deste ano. Ao todo, o banco tem 13,32 milhões de clientes.

Reclamações mais frequentes
Considerando o número total de reclamações recebidas pelo conjunto de instituições financeiras, o Banco Central listou os temas mais frequentes das queixas dos clientes.

O tema campeão da lista, com 2.175 reclamações, diz respeito a irregularidades na confiabilidade, na segurança e no sigilo das operações relacionadas a cartões de crédito.

Essa categoria inclui cobranças indevidas ou que deveriam ter sido estornadas, compras não reconhecidas feitas com cartão de crédito clonado ou roubado, cobranças em duplicidade e não reconhecimento do pagamento da fatura.

Em segundo lugar ficaram irregularidades nos serviços relacionados a operações de crédito. Foram registradas 2.153 queixas sobre o tema.

Como exemplos, o BC cita atraso na liberação do crédito, cobrança de parcela já quitada, cobranças em duplicidade, demora para devolver parcela cobrada indevidamente e divergência no valor ou na quantidade de mensalidades. (Fonte: G1)

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