Nubank terá que indenizar cliente em R$ 5,1 mil. A situação se deu após o cliente do banco sofrer uma fraude bancária (POR HANNAH ARAGÃO)A vítima em questão teve o aparelho celular roubado, as informações são de que o mesmo teria então solicitado que sua operadora de telefone realizasse o bloqueio do número e aparelho. Apesar das medidas tomadas, os criminosos conseguiram transferir todo seu dinheiro.
Dinheiro guardadoA transferência retirou as quantias da vítima que se encontrava na sessão “dinheiro guardado” do aplicativo do Nubank. Os criminosos apenas concluíram a ação na manhã seguinte ao roubo do aparelho, a situação aconteceu em agosto de 2021.
Após o ocorrido, o cliente entrou em contato com o banco e solicitou à instituição financeira que restituísse os valores, mas precisou ouvir que seu pedido seria negado e que havia existido uma falha de segurança que resultou na fraude. Diante da situação, o cliente moveu um processo contra o banco digital.
Processo contra o NubankO processo movido pelo cliente foi levantado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Para a justiça, o Nubank afirmou não poder se responsabilizar pela ação fraudulenta, visto que a mesma foi concluída com a senha pessoal da vítima. Segundo o banco, o cliente não foi capaz de apontar os danos sofridos pelo serviço prestado.
Para a juíza Tamara Hochgreb Matos, existiu uma falha na segurança do aplicativo Nubank. A magistrada da 24° Vara Cível do Foro Central de São Paulo, afirmou que o banco precisava garantir a segurança na transferência, o que segundo a mesma, não teria acontecido e por isso, o Nubank é responsável pela invasão da conta.
Para concluir a decisão, Matos citou um caso semelhante envolvendo o Mercado Livre e Mercado Pago. Na fraude, criminosos teriam acessado os dados da vítima pelo sistema da empresa e com isso, a empresa precisou pagar ao cliente R$ 9,7 mil, valor referente a quantia roubada no golpe. (Fonte: fdr)
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