Banco Itaú alerta para golpe do falso fornecedor; saiba como se proteger

11/04/2025
/
719 Visualizações

Vítimas mais comuns são pessoas físicas e microempreendedores que buscam contratar um serviço ou comprar um produto de forma simples e descomplicada - foto Paulinho Costa feebpr - 

Todos os dias surge uma nova modalidade de golpe na internet. Desta vez, criminosos estão utilizando plataformas online para aplicar o golpe do “falso fornecedor”. O golpe foi identificado pelo Itaú Unibanco e funciona assim: falsos prestadores de serviço fazem anúncios nessas plataformas e, no momento da transação, cobram um valor muito superior ao anunciado. Geralmente, as operações são realizadas via Pix ou cartão.

“No caso do golpe do falso fornecedor, especificamente, as vítimas mais comuns são pessoas físicas e microempreendedores que buscam contratar um serviço ou comprar um produto de forma simples e descomplicada. É necessário sempre avaliar o histórico do fornecedor para evitar prejuízos”, explica Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

O Itaú Unibanco reuniu cinco dicas para ajudar na prevenção contra o golpe do falso fornecedor. Confira:

1. Pesquise sobre o prestador de serviços
Ao encontrar o fornecedor para comprar um produto ou contratar um serviço, pesquise sobre o histórico dele e consulte os feedbacks de outros consumidores em plataformas de avaliação.

2. Consulte o CNPJ do fornecedor no site da Receita Federal
Acesse o site de consultas por CNPJ da Receita Federal e digite o número da empresa que deseja consultar para obter o comprovante de inscrição e situação cadastral, verificando a regularidade do prestador de serviços.

3. Ao realizar uma operação, cuidado com o cartão

Não entregue o cartão na mão de outra pessoa. Prefira o pagamento por aproximação ou por meio de carteira digital.

4. Atenção com a maquininha

Sempre verifique se o visor está funcionando corretamente e, caso identifique qualquer defeito na maquininha, recuse o pagamento. Caso a maquininha não apresente defeito, ao prosseguir com a operação, verifique se o valor que consta no visor está correto.

5. Reforce a atenção no pagamento via Pix

Atenção ao nome do beneficiário e ao valor que está sendo transferido para evitar cobranças superiores ao acordado com o fornecedor. (Fonte: O Tempo)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS